O confronto da 1ª rodada do Mundial de Clubes 2025 entre o Manchester City (Inglaterra) e o Wydad (Marrocos) acontecerá no dia 18 de junho, no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA). Manchester City x Wydad: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Manchester City
Os "Citizens" são um dos 12 representantes do continente europeu no Mundial de Clubes. A equipe foi convidada para este torneio como vencedora da Liga dos Campeões da UEFA 2022/23, após a qual estreou no campeonato mundial de clubes. Naquela ocasião, os ingleses conquistaram facilmente o troféu. O time disputou dois jogos no torneio, vencendo o Urawa Red Diamonds (3:0) e o Fluminense (4:0). Na temporada passada, os mancunianos terminaram com bons resultados - apenas uma derrota nos últimos 13 jogos oficiais (9 vitórias e 3 empates).
Entre todas as equipes que participarão do Mundial de Clubes, o Manchester City é o segundo em valor de elenco, ficando atrás apenas do Real Madrid. Vale destacar que o clube se reforçou com o atacante Rayan Cherki, o meio-campista Tijjani Reijnders e o defensor Rayan Aït-Nouri.
- Nos últimos sete jogos da Liga dos Campeões da UEFA, os "Citizens" conseguiram apenas uma vitória no tempo regulamentar (1 empate e 5 derrotas).
- Houve troca de gols em 6 dos 7 jogos anteriores do Manchester City no principal torneio europeu.
- Foram marcados pelo menos quatro gols no tempo regulamentar em 8 dos 9 últimos jogos dos mancunianos na Liga dos Campeões da UEFA.
Escalação provisória do Manchester City (4-2-3-1)
Ederson – Matheus Nunes, Josko Gvardiol, Manuel Akanji, Ruben Dias – Ilkay Gündogan, Nico González – Bernardo Silva, Jérémy Doku, Omar Marmoush – Erling Haaland.
O meio-campista Mateo Kovacic perderá o Mundial de Clubes devido a uma lesão no tendão de Aquiles. Seu colega de posição, Kevin De Bruyne, recusou-se a jogar no torneio, pois se transferirá para outro clube em julho.
Wydad
Os marroquinos participam deste torneio como vencedores da Liga dos Campeões da CAF na temporada 2021/22. A equipe jogará pela terceira vez no Mundial de Clubes. Nos dois torneios anteriores (2017 e 2022), o Wydad disputou apenas três jogos e não conquistou nenhuma vitória no tempo regulamentar (2 empates e 1 derrota). Para a abertura do atual Mundial de Clubes, a equipe chega em boa forma: os marroquinos sofreram apenas uma derrota nos últimos sete jogos oficiais (4 vitórias e 2 empates).
O técnico do clube, Rulani Mokwena, deixou o cargo quatro semanas antes do início do Mundial de Clubes. Mohamed Amin Benhachem foi nomeado em seu lugar.
- Pelo menos uma equipe não marcou no tempo regulamentar nos últimos sete jogos do Wydad na Liga dos Campeões da CAF.
- Não foram marcados mais de dois gols no tempo regulamentar nos últimos seis jogos do clube na Liga dos Campeões africana.
- Os marroquinos não venceram no tempo regulamentar em 8 dos 12 jogos anteriores na Liga dos Campeões da CAF (4 empates e 4 derrotas).
Escalação provisória do Wydad (4-3-3)
Mehdi Benabid – Mohamed Mufid, Abdelmounaim Boutouil, Ayman Dairani, Fahd Moufi – Cassius Mailula, Mehdi El-Moubarek, Oussama Zemraoui – Thembinkosi Lorch, Samuel Obeng, Ismail Benktib.
O defensor Ayoub Boushita perderá o jogo devido a uma lesão.
Árbitro
Ramon Abatti (Brasil)
Partidas – 5 (Internacionais, 2024–2025);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 20;
Média de cartões amarelos por partida – 4;
Cartões vermelhos mostrados – 1;
Faltas em média por partida – 23;
Pênaltis – 20%.
Palpite do jogo Manchester City x Wydad
Com base nas três últimas transferências realizadas no início de junho, Pep Guardiola quer novamente conquistar o troféu do Mundial de Clubes. Mesmo sem essas transferências, os mancunianos já eram considerados um dos principais candidatos à vitória no torneio, já que o Manchester City está entre os clubes mais fortes, não apenas na Inglaterra, mas em toda a Europa. Os marroquinos terão dificuldades contra um adversário tão forte, pois são visivelmente mais fracos em termos de elenco e, nas duas edições anteriores do Mundial de Clubes, perderam para equipes muito mais modestas como Al-Hilal, Pachuca e Urawa Red Diamonds.
O Manchester City jogou apenas uma vez neste torneio e não teve problemas para lidar com seus adversários, vencendo ambos os jogos por placares elásticos. É muito provável que os ingleses comecem este Mundial de Clubes com uma vitória expressiva, já que estão em boa forma e praticamente todos os jogadores estão à disposição. Espero alta produtividade, especialmente de Erling Haaland, que marcou 22 gols na última Premier League e também balançou as redes nas suas três últimas partidas pelo clube e pela seleção.
Meu palpite é "Manchester City com handicap (-2,5)"